
Para iniciarmos esta questão, quero apontar que as transformações da adolescência exigem mudanças também dos adultos.
É na adolescência que aprendemos a matemática da vida, porém, uma matemática diferente daquelas aprendidas nas cadeiras escolares. Durante essa fase o espaço de tempo de um ano pode significar para um jovem muitas mudanças, seu corpo, sua voz, o lugar que ocupa e diversas outras coisas que poderiam ter significados diferentes da infância. A diferença é que a criança vive totalmente no aqui e agora, no presente, buscando a satisfação de suas necessidades e desejos, sem se preocupar de como as coisas funcionam e muito menos de como elas funcionaram amanhã, pois haverá sempre alguém a fazer isso por elas. A criança vive no mundo de certezas, a onde ela esta sobre a proteção concreta e imaginária de que é cercada, sendo o suficiente para transmitir-lhe segurança. Nesta fase ela ainda é regida basicamente pelo raciocínio concreto e suas necessidades são concretas. É na adolescência com a inauguração do raciocínio abstrato que ela deverá acrescentar ao tempo presente as dimensões de passado e futuro e o presente começara a parecer mais fugaz.
Conforme seu desenvolvimento a compreensão subjetiva, a busca de autonomia e conseqüentemente a necessidades das tomadas de decisões, surgem aspectos inesperados ao jovem, pois, a cada passo em direção a autonomia esta acompanhado a renuncia do pensamento mágico e da deliciosa ilusão de segurança. Para criança suas obrigações estão voltadas a respeitar os pais e aprender na escola, já como adolescente cresce outra certeza a de que é necessário romper com tudo aquilo que parece certo.
Como ele sente isso em seu corpo e as mudanças começam de dentro, ele sente a necessidade de mudar o mundo que o rodeia o que inclui sua família, sendo assim, aos pais não basta acrescentar novos conhecimentos ao seu jeito de educar, mas repensar este jeito, pois até então eles eram pais de uma criança e ser pais de um adolescente passa a modificar toda matemática da vida, e do universo familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
É muito importante para nós.
Desfrute das palavras.