Centro de Desenvolvimento

PSICOLOGIA CLÍNICA, EDUCACIONAL E SOCIAL

SEJA BEM VINDO!

Recomendo a você que não fique preso as publicações do dia, mas que explore os temas a sua direita do blogger, assim você poderá utilizar esta ferramenta com melhor desempenho.

Obrigado por sua visita!

Boa navegação!

sábado, 23 de outubro de 2010

TEATRO É DESENVOLVIMENTO


Nada mais fácil na infância que a expressão através do gesto mímico, principalmente nas idades menores, quando a palavra oral e escrita é ainda objeto de aprendizado, a crianças utiliza-se do gesto mímico como forma de linguagem. A mímica é a linguagem dramática preferida da primeira infância. Através da mímica a criança imita tudo que a cerca, desde os pequenos animais aos veículos de grande porte. O gesto mímico é capaz de imitar o pássaro e o avião com a mesma força de expressão dramática, destacando a suavidade da ave e a grandiosidade do veículo voador.

Evidentemente, a mímica que me refiro é, na verdade uma forma primária de expressão corporal. Consideramos como mímica, pois, em sua característica fundamental, a expressão do corpo apenas complementando a expressão do gesto. Aliás, todo o corpo é gesto na primeira infância, não se caracterizando a expressão corporal como o teatro artístico a conhece.

Contudo não estou estabelecendo a mímica como linguagem dramática exclusiva dos pequenos. É claro, sabemos que mímica é meio de expressão do teatro em si. Portanto, atinge todas as idades no processo de teatralização. Entretanto as características básicas diferem de idade para idade e o curioso é que quanto menor for à criança, maiores serão os detalhes mímicos da expressão. Ausentes os melhores recursos da palavra oral, o gesto procura suprir as dificuldades de expressão, tentando superá-la (a palavra oral) através das minúcias mímicas.

O grupo de teatro proporciona que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo.

O teatro como ensino estimula o crescimento integral da criança, tanto no plano individual quanto no plano coletivo. No plano individual possibilitaria o desenvolvimento das capacidades expressivas e artísticas da criança. Já o plano coletivo promove exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão de como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de sua autonomia como resultado do poder agir e pensar sem coerção.

O grupo de teatro possui uma gama de estímulos em diversas áreas de desenvolvimento, possibilita o trabalho de elevação da auto-estima, percepção corporal, motora, aprofundamento musical, literário, matemático, a construção de pensamento critico e o desenvolvimento da oratória.

Pode ser muito grandioso no processo de desenvolvimento, conhecer e participar de um grupo teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
É muito importante para nós.
Desfrute das palavras.