
A criança, além de um lar seguro e afetuoso, ela também precisa se relacionar com pessoas e com o mundo. Este relacionamento é chamado de socialização. Falaremos dela então.
A socialização consiste na interiorização que cada indivíduo faz desde que nasce e ao longo de toda a sua vida, das normas e valores da sociedade em que está inserido e dos seus modelos de comportamento.
É um processo de aprendizagem em que, através da interiorização dessas normas e valores comuns, se faz aumentar a solidariedade entre os membros de um grupo e, portanto, a socialização é determinante para a integração social.
Assim sendo, durante a infância, ocorre a socialização primária, no contato com a família, onde a criança aprende e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que se pertence. A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro mundo do indivíduo.
Por sua vez, a socialização secundária é todo e qualquer processo subseqüente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mundo (na escola, nos grupos de amigos, no trabalho, nas atividades dos países que visitamos ou para onde e migramos, etc.), existindo uma aprendizagem dos novos papéis que vamos assumindo e nos vários grupos a que vamos pertencendo e nas várias situações em que somos colocados.
Pais agora que voces já sabem disso, ajudem, incentivem seus filhos a se relacionarem com as pessoas, não somente por meio meio de computadores ou máquinas, mas no contato humano direto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
É muito importante para nós.
Desfrute das palavras.