
O riso é uma das nossas primeiras experiências de vida. Ele dá início a interação com o mundo que nos rodeia. O ato de brincar é essencial para a aprendizagem e para formar relações sociais. Precisamos dos risos e das brincadeiras para interagir com as pessoas seja qualquer grupo social no qual estamos inseridos. O riso também serve para aliviar as tensões do dia a dia. Sabemos que as brincadeiras são essenciais na infância para formação da personalidade. Quando brincamos, simulamos e desenvolvemos as mesmas situações cotidianas que viveremos mais tarde durante a vida adulta, só que de outras formas, proporcionando um autoconhecimento e uma visão mais ampla dos problemas que enfrentamos no momento atual.
O riso não está associado somente com o alívio de tensão, mas também com a expressão de emoções positivas. Isto poderia ser a base para a expressão bem conhecida mundialmente de que "o riso é um bom remédio". O riso e humor diminuem estresse e ansiedade, reforça a imunidade, relaxa a tensão muscular e diminui a dor. A Medicina moderna está começando a levar vantagens destes efeitos positivos: crianças hospitalizadas que vêm palhaços brincando ficam menos tempo nos hospitais que aquelas que não vêm.
Através do riso inicia uma cadeia de reações fisiológicas. Primeiro, ele ativa o sistema cardiovascular, então a freqüência cardíaca e pressão arterial aumentam. As artérias então se dilatam, levando, portanto, a uma queda da pressão. Contrações fortes e repetidas dos músculos da parede torácica, abdômen e diafragma aumentam o fluxo sanguíneo nos órgãos. A respiração forçada (o ha! ha! ha! do riso) eleva o fluxo de oxigênio no sangue. A tensão muscular diminui e nós podemos temporariamente perder controle dos nossos membros, como na expressão "ficar fraco de tanto rir". Pessoas que sofrem de raiva crônica têm alta incidência de pressão sanguínea elevada, níveis mais altos de colesterol e ataques cardíacos. Enquanto a raiva, a depressão e o estresse agridem nosso sistema fisiológico, o riso ajuda estes sistemas a funcionarem melhor. O riso também pode promover mudanças hormonais benéficas. O riso produz neurotransmissores chamados endorfina e serotonina o que promovem sensações prazerosas e de bem estar.
Por isso reunir os amigos, a família e contar piadas ,“cascar o bico” faz muito bem. Aproveitem e“morra de rir” com quem você quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
É muito importante para nós.
Desfrute das palavras.