Centro de Desenvolvimento

PSICOLOGIA CLÍNICA, EDUCACIONAL E SOCIAL

SEJA BEM VINDO!

Recomendo a você que não fique preso as publicações do dia, mas que explore os temas a sua direita do blogger, assim você poderá utilizar esta ferramenta com melhor desempenho.

Obrigado por sua visita!

Boa navegação!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Publicação - PSI - Jornal - Edição 163

Premiação
Madre Cristina
A inovação na psicologia
Aumentar textoDiminuir texto

Com 97 trabalhos inscritos, prêmio mostra como o processo de inovação está avançando na Psicologia.

O CRP promoveu, de 10 a 12 de dezembro último, no Espaço Apas, em São Paulo, I Mostra Estadual de Práticas Inovadoras em Psicologia e o Prêmio Madre Cristina. A Mostra teve a finalidade de apresentar os avanços e a diversidade da Psicologia, além de divulgar e premiar práticas inovadoras desenvolvidas pelos psicólogos do Estado de São Paulo e contou com exposição de pôsteres dos trabalhos selecionados, apresentação de vídeos conferência e debates.


O Prêmio Madre Cristina, entregue no encerramento do evento, no dia 12, constituiu um incentivo e o reconhecimento do mérito dos profissionais envolvidos em práticas inovadoras e transformadoras dentro da Psicologia. O Conselho recebeu um total de 97 inscritos. Foram premiados 10 profissionais, que receberam um troféu, um certificado e, consequentemente, o reconhecimento público pelo seu trabalho.


Para a coordenadora Lúcia Fonseca Toledo, o evento de 2009 também se inovou. “Em edições anteriores, nós dividíamos os trabalhos em áreas de atuação específicas, como Educação, Saúde e outras. Este ano, optamos por não criar essa separação e acreditamos que isso permitiu um diálogo mais amplo entre as várias áreas”, avalia. Mais do que uma simples questão formal, Lúcia nota que essa proposta também aponta para a integração que deve existir na área das políticas públicas, nas quais os psicólogos estão cada vez mais envolvidos.

O evento também foi marcado pela presença de convidados que destacaram a trajetória de vida de Madre Cristina. Falando em nome da diretoria do Instituto Sedes Sapientiae, a psicóloga Dalka Chaves de Almeida Ferrari destacou a trajetória de lutas de Madre Cristina no campo social. “Uma das características do Sedes, desde a sua criação por Madre Cristina em 1977, foi a de abrigar linhas diversas de pensamento, tanto do ponto de vista político como do ponto de vista de abordagens científicas. Essa vontade de agregar, de fazer nada menos que o melhor para a humanidade, foi uma das principais marcas de Madre Cristina”, diz.

Dalka apontou ainda os riscos e ameaças por ela sofridos ao longo do período da ditadura militar, época na qual abrigou perseguidos daqui e de outros países da América Latina. E falou de seu empenho, já no período de democratização, de apoio a movimentos sociais que então se estruturavam como foi o caso do Movimento Sem-Terra. Nesse sentido, ela considera que o Prêmio Madre Cristina, por seu sentido de compromisso social e de inovação, faz justiça ao legado deixado pela religiosa e psicóloga.

Outras informações do evento podem ser conferidas no site do CRP: www.crpsp.org.br/mostra.

Veja abaixo a lista dos vencedores e os respectivos trabalhos.

Andreza Aparecida de Lima Encontro intergeracional adote um velho amigo: quebrando paradigmas e desmistificando inverdades.
Dario Henrique Teófilo Schezzi, Márcia Zuardi, Luciano Valle, Roberta Cury, Fernanda Vieira, Ana Carolina Gonçalves, Lucas Fernandez e Ana Paula Leivar Brancaleoni Desabafos de bonecas: relatos de travestis.
Julia Shellard Corrêa, Ed Otsuka, Ricardo Santoro, Renata Martins Brandão, Gabriela Felix Teixeira e Raquel Cleide da Mota Carvalho Copa da inclusão.
Marcia Regina da Silva, Rosilene Ribeiro de Oliveira, Patrícia Pedrosa, Tatiane Carvalho, Marcia Mendes, Gabriela M. Gracia, Roselene M. de Toledo, Susy Cristina S. dos Santos, Viviane Palmieri, Letícia M. Lopes e Mara da Silva Martins Diálogos por uma cultura da adoção: grupos de apoio e reflexão a candidatos à adoção.
Margarida Calligaris Mamede Acompanhamento terapêutico no manicômio judiciário: novos atalhos para além dos muros.
Rosane Mantilla de Souza, Maria de Betanea Paes Norgren e Rosalba Filipini Grupos de apoio para crianças e adolescentes que vivenciam divórcio parental.
Simone Piñeiro Bressan Psicologia e juventude: construindo a cidadania no centro de referência de assistência social.
Tereza Marques de Oliveira Atenção materna primária e consulta terapêutica: uma proposta de prevenção comunitária.
Thiago Suzigan Dagnoni Teatro e esquizofrenia “Branca de Neve e alguns anões”.
Vivian Redondo Fernandes, Roseli Cruz, Marina Luiza De Oliveira Watanabe, Carolina Helena da Silva, Lígia Giusti Pereira e Mauro Gibson Pereira. A experiência da gestação: gestar a possibilidade de transformação e resgate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
É muito importante para nós.
Desfrute das palavras.